Expressão corporal: dicas de postura para modelos com a bailarina Ana Botafogo
Hey guys! A gente sabe que a postura corporal tem um papel fundamental na carreira de modelo. O andar alinhado e a posição correta do corpo ajudam a transmitir o conceito das criações que os modelos vestem. Para mostrar como o corpo fala, por meio da postura, o Insider conversou com renomada bailarina Ana Botafogo. Vejam abaixo o não percam nenhuma dica, hein!
Qual a importância da postura, corporal e social de um modelo na passarela, em um editorial ou campanha publicitária?
Ana – A postura anda junto com a carreira de modelo. Não é possível pensar em modelar, sem pensar em postura. A gente pode falar de postura corporal e postura social: a corporal, que é a física, é ligada à postura do dançarino, por exemplo. O modelo deve usar alguns exercícios para o aquecimento para conseguir uma boa postura, porque isso faz bem pra saúde e certamente são exercícios para o bem-estar físico do modelo. Sobre a postura social, é importante que saiba lidar com equipe, apesar do trabalho individual, o modelo precisa saber trabalhar em grupo, com fotógrafo, diretor de cena e estilista. Portar uma roupa tem todo um trabalho até chegar o momento do desfile. A passarela é o ponto final e muita coisa acontece antes.
Como a postura do modelo influencia na escolha em castings?
Ana- Uma boa postura de modelo faz toda diferença e conseguimos enxergar isso durante o casting, por exemplo. Os olhos de quem procura modelos para vestir suas criações estão cada vez mais minuciosos e exigentes. O modelo que sobrevive na carreira é o que tem o cuidado com a postura corporal.
Quais cuidados o modelo precisar ter na hora de se preocupar com a postura, posicionamento dos braços e o andar?
Ana– A postura do modelo é um conjunto da coordenação do corpo. Não adianta pensar só na coluna, pernas, braços ou andar. Tem que ter corpo coordenado e homogêneo, para que isso seja agradável aos olhos do público. O caminhar é importantíssimo, mas ter uma postura ereta, condizente ao desfile, é muito mais atraente para quem assiste, por exemplo.
Como a arte da dança e o balé ajudam na carreira de modelo?
Ana - A dança pode ajudar muito. Todos que fizeram algo relacionado à dança terão uma postura melhor, com certeza. A disciplina e postura que o balé impõe na criança, por exemplo, serão levados para o resto da vida. Se a criança resolve ser modelo já tem uma vantagem.
Quais as dicas mais importantes para o modelo entrar na passarela?
Ana – A primeira dica é o aquecimento antes de entrar em cena ou na passarela. É importante para relaxar o corpo, principalmente para modelos que andam em salto alto. O aquecimento ajuda nas articulações, nos joelhos, pulsos, pés, e isso nos torna mais ágil. O modelo tem que trocar de roupa e sapato, se está aquecido, fará com mais facilidade e menos perigo de se machucar. A disciplina é o principal conselho e isso a gente leva para o resto da vida. Nem sempre acertamos e nem sempre dá certo de primeira, mas precisamos tentar superar limites e acredito muito nisso. Muitas vezes, se um caminhar é difícil, não se deve esmorecer e o modelo precisar ir em frente com persistência, É saudável para qualquer profissional.
A bailarina Ana Botafogo esteve em Curitiba especialmente para realizar uma palestra sobre expressão corporal destinada aos agenciados da Forum Model Management.