Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Os 5 erros mais comuns em um casting

É muito importante não só saber o que é um casting, mas também o que fazer e não fazer lá na hora. Independentemente de ser um modelo comercial ou fashion é importante estar atento. Vem conferir alguns erros comuns e como evitá-los.

Primeiramente, o que é um casting? Resumidamente, o casting é um processo seletivo que não só modelos mas também atores e dançarinos passam para conseguirem uma vaga em algum trabalho, desfile ou apresentação. Se fôssemos traduzir para o português a melhor palavra para casting seria audição. 

E o que acontece nessas audições? Isso varia muito! Podem pedir para você atuar, desfilar, posar e por aí vai. Tudo depende do tipo de trabalho que você está concorrendo. Se for uma seleção para um desfile provavelmente vão pedir para você desfilar, se for para uma propaganda de televisão onde tem atuação, talvez peçam para você ler algum texto ou atuar. Varia muito de contexto para contexto, por isso é importante estar sempre preparado para tudo. Com a pandemia vários castings estão acontecendo de forma online, ou por vídeo chamada ou enviando um vídeo seu fazendo o que o cliente pediu.

 

1º erro – Não se preparar

Agora que você sabe o que é um casting vou te contar alguns erros comuns que podem ser facilmente evitados. Antes do casting, treine e ensaie. Se não souber ao certo o que vai ser pedido para você lá, pratique um pouco de tudo, relembre como desfilar e posar, treine sua dicção, expressão vocal e atuação. Dessa forma você estará preparado para qualquer imprevisto.

 

2º erro – Esquecer os documentos

Chegando no casting, assim como em uma entrevista de emprego você precisa levar seus documentos, além disso leve também o seu portfólio e composite. Se você não sabe, o portfólio é um documento mostrando tanto por escrito como por fotos, outros trabalhos que você já fez e o composite é como um cartão contendo fotos de rosto e corpo, além de suas informações e medidas. O portfólio é algo que fica com você e pode ser solicitado avaliação, já o composite você geralmente dá para o cliente. É muito importante ter ambos impressos! 

 

3º erro – Ir com a roupa errada

Ir com roupas muito extravagantes ou esquecer os looks. A não ser que seja pedido, vá com um look neutro, calça jeans, camiseta branca ou preta, algo simples que marque um pouco sua silhueta e permita que você seja avaliado sem muita interferência e poluição visual, deixando o foco em você. Leve sempre uma roupa extra na mochila e uma roupa de banho, pode ser necessário.

 

4º erro – Demonstrar insegurança e evidenciar seus erros

Na hora do casting, fique calmo e confiante, eu sei que é difícil, mas é muito importante. Se cometer algum erro corrija o mais rápido possível e não fique se desculpando ou deixando claro que errou. Um dos pontos que são geralmente avaliados é sua habilidade de se recompor e passar por cima de algum deslize. 

 

5º erro – Não tentar

Várias pessoas nem mesmo tentam fazer o casting, ou não marcam por terem outro compromisso no dia. Castings são oportunidades únicas que podem ser um divisor de águas na sua carreira. Por isso, tente! Tudo bem se não passar, isso é normal! Mas a experiência, a visibilidade e os contatos que você vai fazer lá valem muito.

 

Espero que tenham gostado e que essas dicas tenham ajudado vocês!

Nós fizemos um post sobre esses erros comuns em um casting no nosso Instagram, é só clicar aqui. Em breve teremos vídeo sobre esse assunto no nosso canal do YouTube. Clique aqui para visitar o canal e já se inscreva para não perder. Para mais matérias e dicas do mundo da moda clique aqui e conheça nosso site.

Crédito da capa

comentários




VOCÊ PODE GOSTAR DE...