Quero ser modelo! Por onde começar?
“Quero ser modelo!”
Quem nunca pensou ou ouviu algum amigo ou amiga falando essa frase? Inúmeros adolescentes acreditam que a carreira de modelo é fácil. Todo aquele glamour que cerca o mundo da moda é algo que sempre gera aquele interesse.
O mundo fashion não é fácil e muito competitivo, vai muito além do que somente ter beleza e ter um corpo bonito.
Mas não se preocupe, nada é impossível, desde que exista dedicação, trabalho e muita preparação por parte dos modelos e do apoio que possam ter.
Tenha o apoio da sua família
A família é uma parte importante da carreira de um adolescente que quer ser modelo. Pois exige, de início, um investimento e um apoio financeiro, além de toda a interação da família com a agência.
Você sabe o que é ser modelo?
Gostar de moda, não só suficiente para ser uma boa modelo. O mais válido é estudar, pesquisar e aprender sobre a profissão. Os blogs, livros e revistas conceituadas podem ajudar muito de início.
Aparência
Ser modelo é ter boa saúde e principalmente ter cuidado com a aparência. Então ter uma rotina saudável em relação a alimentação, tratamentos para a pele e cabelo, é algo extremamente necessário. Além de periodicamente verificar sua saúde com médicos e dentistas.
Fora isso, conheça bem suas medidas, como altura, peso, tamanho de roupas e sapatos, quadril, cintura e busto, e seus atributos, tom de pele, cor dos olhos e cabelos.
Leia também: Photoshop e saúde de modelos são regulamentados por lei na França
Cuidado com os oportunistas
Existem muitas agências que oferecem books e desfiles como se fossem transformar seu sonho em realidade em instantes.
Cuidado! Muitos caça-talentos tentam dar golpe em quem está começando a carreira. Vale a pena pesquisar muito bem quais agências estão atuando no mercado e sempre deixe para os seus pais o que falam para você em abordagens.
Seja profissional
Alguns modelos acabam tendo fama de “nariz empinado”, por se sentirem maiores que o clientes que os contratam. A dica é ser sempre gentil e solícita quando estiver em algum casting ou fotografando. Mostre seu trabalho de acordo com o que aprendeu e estudou anteriormente.
Caso em algum casting você não seja selecionado(a) é importante entender que, ás vezes, seu perfil não era o que o cliente desejava. Nesse momento é não desanimar e batalhar para buscar o seu melhor na próxima oportunidade.
Também pode ser do seu interesse: 5 dicas para fotografar o primeiro book
Faça networking
Busque sempre conhecer pessoas que estão no meio da moda e ligadas aos seus interesses como modelo. Criando uma rede de contatos, em que você possa contar e consultar suas dúvidas, não dependendo inteiramente da agência para isso.
Frequentar eventos de moda, conversar com as pessoas que você já trabalha e fazer amizade com pessoas influentes é um bom passo para dar início no seu networking.
Enfim…
Ser modelo, como você viu é muito mais do que ser bonita. Encontre a agência que mais se encaixe com seu perfil. Entenda as dificuldades e aprenda com as experiências da profissão. Idealize suas metas e esteja disposto(a) a se especializar na área.
Agora que você já sabe como começar sua carreira no mundo da moda, leia também sobre a diferença entre modelo fashion e modelo comercial. Boa leitura!