Facebook Forum Insider Instagram Forum Insider

Vocabulário da moda: conheça algumas dessas palavras!

Conhecer o mundo da moda não é obrigação, mas se você quer entender a linguagem fashion, o Insider, juntamente com a equipe de bookers da Forum Model, selecionou  algumas expressões essenciais para você iniciar esse novo “idioma”. Confira:

 

Agência-mãe: Costuma ser a agência que revelou o modelo, ou o primeiro lugar onde ele foi agenciado. É a agência que faz todo o acompanhamento e desenvolvimento da carreira do modelo.

 

Apontamento: Visita do modelo a agência, para atualizar medidas e qualquer mudança no visual que precise ou que já tenho mudado, podendo ser feitas fotos sem produção, as chamadas Polaroides/Digitais/Snaps.

 

Backstage: Os bastidores de um desfile, onde as modelos passam pelos profissionais da beleza e se preparam para um desfile.

 

Book: Álbum que reúne as fotos profissionais do modelo, tanto de rosto quanto de corpo.

 

Booker ou Model Manager: É o profissional da agência que fica responsável pelo planejamento e desenvolvimento da carreira do modelo, assim como a negociação da venda da imagem do modelo para o mercado fashion e comercial, nacional e internacional.

 

Call-back: É quando o cliente dá um primeiro retorno após o casting, onde o modelo é chamado para uma nova etapa de seleção.

 

Casting: Tem dois significados, sendo um deles o grupo de modelos que temos na agência. Apresentados através dos materiais do agenciado (Dados, medidas, fotos). E também, o processo seletivo feito presencialmente para que os modelos sejam vistos pessoalmente para aprovação direta ao cliente, posterior a verificação feita por fotos/composites.

 

Catwalk: É a passarela do modelo, o modo como ele(a) desfila.

 

Composite: Também é conhecido como Card, é “o cartão de visita” do modelo, contém duas fotos ou mais e traz todas as informações sobre o modelo, como altura, nome, medidas, Instagram e outros dados.

 

Dress code: Maneira certa de se vestir em um ambiente determinado (eventos, desfiles, etc.)

 

DRT: É registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho de cada Estado. É destinado aos profissionais da área artística, podendo ser de Modelo e Manequim ou de Ator/Atriz. Alguns trabalhos exigem que o contratado tenha o registro.

 

Editorial: São matérias de veículos de imprensa, geralmente revistas, sobre diversos assuntos, ilustradas com fotos de modelos.

 

Fashion season: É o período de 6 em 6 meses, onde são feitas as Temporadas de Moda Fashion com desfile das estações.

 

Feedback: Retorno do cliente em relação ao modelo.

 

It: É o “Q” , o diferencial. Exemplo: It Girl é a garota de sucesso do momento, It Bag é a bolsa da moda, etc.

 

Job: Trabalho que o modelo foi aprovado. Comercial (publicidade) ou Fashion.

 

Look: Produção do modelo para determinado trabalho: cabelo, maquiagem, roupa e acessórios.

 

Make-Up: Maquiagem.

 

Making-of: Bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos.

 

New Face: Modelo que acaba de entrar na carreira.

 

Polas/ Polaroides: Fotos tiradas sem produção, acessórios, maquiagens e geralmente de biquíni/sunga para que o cliente veja como o modelo realmente e também suas medidas corporais.

 

Portfólio: É o currículo do modelo. Pasta de fotos com os principais trabalhos que o modelo realizou.

 

Prova de roupa ou Fitting: Momento antes do desfile ou trabalho, no qual são decididos os looks dos modelos e quando são feitos os últimos ajustes nas peças dos trabalhos.

 

Scouter ou Olheiro – É o profissional da agência responsável por descobrir novos talentos em locais frequentados por jovens, ou na internet.

 

Shooting: Ensaio fotográfico.

 

Styling: Produção das fotos, visual do modelo e trabalho.

 

Takes: Tomadas de imagem em fotos e filmes.

 

Top Model: Modelo que faz trabalhos de renome e está no topo da carreira.

 

Trunk Show: É um evento exclusivo no qual um designer de roupas (ou representante) visita um salão de noivas ou uma loja, com toda a sua coleção. O Trunk Show permite que os clientes vejam e experimentem vestidos que normalmente não estariam disponíveis naquela loja.

 

Uber Model: mais que top model.

 

Workshop: Cursos curtos e palestras sobre determinado assunto.

comentários




VOCÊ PODE GOSTAR DE...